domingo, 28 de fevereiro de 2010

Classes Multisseriadas

PGM 3 - Escola Ativa


Escola Ativa

Fernando Ferreira Piza*
Lílian Barboza de Sena**



Historicamente, as classes multisseriadas são consideradas como ensino de segunda categoria e o que é pior, sem alternativa de melhoria. Partindo desse ponto de vista, muitos educadores e gestores optaram por esquecê-las, esperando que desaparecessem, talvez como conseqüência natural de um processo de desenvolvimento econômico que destacou para as cidades, nas últimas décadas, enorme contingente da população rural.

Considerada como um mal sem remédio, tentou-se a alternativa de nucleação - que consiste na extinção das pequenas escolas unidocentes e multisseriadas e no seu agrupamento em uma escola de maior porte, tendo como conseqüência natural a necessidade de deslocamento dos alunos - o que tem se mostrado teoricamente positivo, mas de operacionalização difícil e que implica altos custos.

Daí o desafio de se pensar em uma alternativa que objetive conferir qualidade às classes multisseriadas, tornando o ensino nelas desenvolvido de igual ou de melhor qualidade que o das classes seriadas: desafio pretensioso, mas possível.

Em 1998, o MEC/Projeto Nordeste iniciou, em parceria com estados e municípios do Nordeste, a implantação da proposta pedagógica "Escola Ativa". Posteriormente, com o Programa FUNDESCOLA, a experiência se ampliou para 10 estados das Regiões Norte e Centro-Oeste, estando sendo implantado em 19 estados, 264 municípios e 2.084 escolas, além daquelas escolas nas quais os municípios estão implantando a escola ativa por iniciativa e com recursos próprios.

Mas, o que é a Escola Ativa?

Escola Ativa é uma proposta metodológica voltada para classes multisseriadas, que combina, na sala de aula, uma série de elementos e de instrumentos de caráter pedagógico/administrativo, cuja implementação objetiva aumentar a qualidade do ensino oferecido naquelas classes.

As concepções que fundamentam a Escola Ativa são baseadas na compreensão de que para se obter mudanças no ensino tradicional, melhorar a prática dos docentes e, conseqüentemente, a aprendizagem dos alunos nestas classes, deve-se levar em conta:


a aprendizagem ativa e centrada no aluno;

aprendizagem cooperativa;

avaliação contínua e no processo;

recuperação paralela;

promoção flexível.
Partindo destas concepções, a proposta da Escola Ativa é estruturada levando em conta estratégias vivenciais que objetivam a aprendizagem e a participação, estimulando hábitos de colaboração, companheirismo, solidariedade, participação na gestão da escola pelos alunos e melhoria da atuação dos professores em sala. Estas estratégias são chamadas de elementos. São eles:

Guias de aprendizagem:

Livros didáticos específicos para utilização na Escola Ativa, elaborados de forma modular e auto-instrucional, permitindo a cada aluno caminhar no seu próprio ritmo.

Trabalho em grupo:

Alunos organizados em pequenos grupos trabalhando em conjunto ou com o professor, de maneira autônoma, assumindo a responsabilidade pela sua aprendizagem, pesquisando e buscando informações em outros materiais instrucionais e na vida real, orientados pelo professor, pelos colegas e pelos guias de aprendizagem.

Cantinhos de aprendizagem

Espaços montados pelos alunos, professores e comunidade com pequeno acervo de livros, plantas, objetos ou animais, relacionados a cada área do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia, disponíveis na sala de aula.

Governo estudantil

Viabiliza e legitima, através do voto, a participação ativa e democrática dos alunos na gestão da escola, quer na parte administrativa, quer na pedagógica.

Comunidade

Promove relações estreitas com a comunidade visando à formação integral do aluno, com atividades curriculares relacionadas à sua vida diária e a seu ambiente natural e social.

Capacitação de professores

Promove melhoria na prática pedagógica do professor, desenvolvendo seus conhecimentos em oficinas de capacitação. A intenção é promover a mudança da ênfase na transmissão de informações, valorizando a compreensão e a construção social do conhecimento para que assuma sua nova função em sala: orientador e facilitador da aprendizagem de seus alunos.

Embora ainda em fase de consolidação, onde a Escola Ativa foi bem implementada, são observados os seguintes resultados:


Elevação substancial do percentual de promoção;

Diminuição significativa da evasão;

Aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores;

Maior atuação e participação da comunidade na gestão da escola.
O maior desafio da Escola Ativa e que garantirá seu sucesso é o envolvimento e comprometimento em todos os níveis - Secretarias de Educação, Professores, alunos e pais - para que num esforço conjunto dêem sustentabilidade à proposta.

O respeito à lógica e à organização destas classes é que valoriza os alunos e professores, deixando à mostra o que têm de melhor para oferecer e que é possível, apesar de pretensioso, oferecer um ensino de melhor qualidade para o meio rural.

** Coordenador da Escola Ativa (FUNDESCOLA).

** Assessora Técnica da Escola Ativa (FUNDESCOLA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário