domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sujeito e saberes da educação Indígena

Sujeito e saberes da educação indígena





Os costumes dos índios são pouco conhecidos pelas populações brasileiras. O pensamento que se tem da cultura indígena é de que sempre falam a mesma língua e vivem da mesma maneira.
Mas a realidade é outra, cada grupos indígenas tem sua cultura e linguagem de comunicação diferente uma das outras. Atualmente o que mais encontramos são índios falando a língua portuguesa, perdendo sua identidade, assim como os costumes, os valores e crenças de sua cultura.
A mistura dos povos indígenas com a sociedade brasileira trouxe-lhes muitos problemas para o seu povo, os problemas mais enfrentados pelos povos indígenas foram o preconceito, a desigualdade social a dificuldade de acesso a educação e a saúde.
Os problemas enfrentados na área da saúde estão relacionado as doenças levadas pelos homens brancos aos índios, que até então era inexistentes no seu meio.
Isso fez com que os índios se aproximassem mais da cultura do homem branco para aquisição de novos conhecimentos. Pois suas ervas e os remédios caseiros já não eram mais, tão eficazes em certas enfermidades desconhecidas por eles, ex: a gripe. Ao longo do tempo os indígenas foram perdendo seus valores culturais, deixando de lado toda sua tradição. De modo geral, a educação indígena antigamente tinha objetivo de catequizar os índios e torná-los missionários, apaziguando-os, tornando-os dóceis e submissos as necessidades do povo da cultura dos brancos, no caso os colonizadores. Ensinavam a Língua Portuguesa, desconsideravam os mitos, as crenças, os hábitos indígenas e as aulas eram ministrados por professores brancos, primeiro os padres depois pessoas comuns que passavam a viver nas aldeias para educar - catequizar os indígenas.Algumas tribos passaram a viver mais como brancos do que como os índios, maravilhados pelas novidades e comodidades da vida fora da aldeia.
Outros foram incansáveis e defenderam seu modo de vida, usando o processo de educação dos jovens, exatamente para manter a cultura de seu povo.
Devido à realidade de exploração que a maioria das tribos vivia, os próprios povos sentiram a necessidade de aprender a escrita de sua língua moderna. Ao meu ver nem tudo foi perdido na cultura indígena, da mesma forma que eles procuraram melhorar e buscaram educação e saúde para seus povos, nos transmitiram ensinamentos e experiências vividas por eles, como por exemplo um simples chá para curar dor de cabeça, até o caçar na mata para a sobrevivência. A troca de experiências entre os povos e a cultura seja ela de qualquer nação deve ser preservadas e respeitadas.
Hoje, a escola indígena, na maior parte dos povos que mantêm contato com a civilização tem como objetivo manter os costumes dos índios e ensinar a sua língua junto com outras matérias. O currículo diferenciado não é só o ensino da língua materna, mas de todo um currículo além das questões de cada povo. A diversidade lingüística está diretamente ligada à questão da educação,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_ind%C3%ADgena#Objetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário