domingo, 28 de fevereiro de 2010

EAD No Brasil

EAD no Brasil
Num país onde investimento em educação é primordial EAD ganha destaque
Publicado em 18/05/2007 - 00:01


Entre os inúmeros desafios que o Brasil possui quando o tema é Educação, a expansão da Educação Universitária e a inclusão de jovens no Ensino Superior se configuram como dois dos mais importantes. Com um déficit histórico - na América latina, nosso país foi o último a criar uma universidade -, o número de estudantes, necessários para a consolidação de uma economia forte, está muito aquém do necessário.

Não é novidade dizer que enquanto o Brasil têm apenas 10,9% dos jovens entre 18 e 24 anos matriculados em Instituições de Ensino Superior, nossa vizinha, a Argentina, apresenta uma porcentagem de 48%. Nos Estados Unidos, este índice é de 70%. Além disso, não fosse a Educação tão importante, países emergentes como a China não teriam apostado em uma reformulação da Educação Universitária para contar com massa crítica e mão-de-obra qualificada a fim de tornar sua nação mais competitiva no cenário internacional. E é neste caminho que o Brasil deve caminhar.

A EAD (Educação a Distância), no Brasil, está crescendo sob o paradigma de capilarizar o ensino universitário, criando uma Educação Superior mais democrática do que a de hoje, e, também, fortalecer o número de profissionais qualificados a fim de consolidar a posição do Brasil como país emergente e não apenas subdesenvolvido. Os desafios, porém, são ilimitados. Hoje, ainda que implantar a educação a distância signifique sofrer menos resistência em torno do conteúdo e da didática do método de ensino - já que as barreiras impostas por alunos e instituições vem sendo vencidas a olhos vistos -, a legislação brasileira e a dificuldade de acesso a tecnologias em prol da EAD ainda são determinantes para o sucesso de um projeto.

O Universia preparou um especial com os temas mais relevantes sobre a implantação da Educação a Distância no Brasil. Nesta primeira etapa, você poderá clicar sobre os links (todos disponíveis no menu abaixo) para conferir mais detalhes sobre o universo da EAD no país. O link Raio-X traz um panorama do crescimento e da ramificação da EAD no país; o link Tecnologia contém informações sobre nossa capacidade de evoluir tecnologicamente nesta linha, oferecendo diferentes formatos de cursos para os estudantes; pelo link Legislação você poderá entender o que o MEC (Ministério da Educação) diz sobre EAD no Brasil e quais as limitações que o órgão impõe; e, por fim, o link UAB fala sobre como a Universidade Aberta do Brasil auxiliará na Expansão do Ensino Superior pensando em uma questão estrutural e de experimentação por parte das IES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário